Sugestão de Pauta: 12 de março – Dia Mundial do Glaucoma – Oftalmologista explica a importância de exames preventivos, como tratar a doença e estudo sobre a relação do glaucoma com depressão e ansiedade.
Fonte:Dra. Regina Cele Silveira Seixas, médica oftalmologista especialista em glaucoma, membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society, Diretora Regional Sudeste da Sociedade Brasileira de Glaucoma e sócia diretora do HCLOE, do grupo Opty.
O glaucoma é uma doença silenciosa que ameaça a visão de milhões. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, mais de 1,7 milhão de pessoas devem ter glaucoma no Brasil, com uma incidência que varia entre 1% e 2% na população geral, aumentando após os 40 anos e atingindo mais de 6% após os 70 anos. A prevalência é maior em pessoas pretas e fatores como histórico familiar, miopia e pressão intraocular elevada aumentam o risco de desenvolvimento da doença.
Dra. Regina Cele é cientista e pesquisadora, fonte para falar da doença e os tratamentos, destacando um de seus artigos mais recentes, publicado na revista científica Frontiers in Psychology, que destaca a prevalência de ansiedade e depressão em pacientes com glaucoma, reforçando a necessidade de um cuidado integrado e humanizado.
Em junho, vai apresentar dois estudos no 11º Congresso Mundial de Glaucoma, que será realizado em Honolulu, Havaí (EUA).
Temas que podem ser abordados:
– Conceito de glaucoma, prevenção, sintomas, exames, diagnóstico e tratamento;
– Como o glaucoma pode atrapalhar os afazeres do cotidiano;
– Incidência do glaucoma no Brasil e no mundo
Vera Moreira 113253-0729 [email protected] https://www.veramoreira.com.br/